miércoles, 15 de enero de 2014

Japão vai pagar construção de central de ciclo combinado em Maputo, Moçambique

O Japão vai contribuir com 17,3 milhões de dólares para financiar a construção, em Maputo, de uma central eléctrica de ciclo combinado, informou terça-feira em comunicado a embaixada do Japão em Moçambique.
A mesma nota refere que o complexo em perspectiva está inserido no projecto de desenvolvimento do sector de energia designado “Maputo Gas Fired Combined Cycle Power Plant”, que consiste na construção de uma unidade para a produção combinada de energia eléctrica.
O acordo para a viabilização deste projecto foi assinado no passado domingo, no decurso da visita do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe.
Na ocasião, o presidente da estatal Electricidade de Moçambique recordou que cerca de 99% da energia que o país produz tem origem em recurso hídricos, “o que é arriscado, uma vez que num ano de seca podemos ter problemas no que respeita ao fornecimento de energia.”
Dizendo que uma central a gás introduz um factor de segurança no fornecimento de energia eléctrica, Augusto Fernando disse que a central de ciclo combinado poderá começar a funcionar em 2018, indo garantir cerca de um terço do actual consumo da cidade de Maputo.
Uma central de ciclo combinado é uma central eléctrica em que a energia térmica do combustível é transformada em electricidade através de dois ciclos termodinâmicos – o correspondente a uma turbina de gás, habitualmente natural, mediante combustão e convencional de água/turbina de vapor. (macauhub)
Compartilhe esta notícia:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Print
  • email
  • RSS
Notícias relacionadas:
  1. EDP – Energias de Portugal estuda construção de central eléctrica de ciclo combinado em Angola
  2. Japão vai pagar construção de terminal de gás no porto de Maputo, Moçambique
  3. Governo de Moçambique quer envolver empresários nacionais na construção da central eléctrica de Moatize
  4. Mini-central dos Pequenos Libombos vai colocar energia eléctrica na rede da Electricidade de Moçambique
  5. Japão vai pagar novo mercado de peixe em Maputo, Moçambique

No hay comentarios:

Publicar un comentario