CFM recebem último lote de carruagens ferroviárias da China
A empresa estatal Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM) recebeu o último lote de carruagens ferroviárias encomendado na China para o transporte de carga e passageiros nas regiões sul e centro do país, disse o director da CFM-Sul, Augusto Abido.
O último lote a chegar ao porto de Maputo consiste em 33 carruagens , quatro furgões e igual número de geradores para dar resposta à procura crescente por transportes ferroviários que se verifica nas duas regiões mencionadas, com particular incidência na província de Maputo e na cidade da Beira, capital provincial de Sofala.
Com a chegada do novo equipamento, o sistema de transporte ferroviário passa a contar com mais 27 carruagens para a terceira classe, quatro de segunda classe e duas de primeira classe, o que devera permitir também o aumento do número de comboios em funcionamento, com vista a garantir maior comodidade aos passageiros.
Citado pelo jornal Domingo, Augusto Abido disse que, com a chegada do novo equipamento, o sistema de transporte ferroviário passa a contar com mais 27 carruagens para a terceira classe, quatro de segunda classe e duas de primeira classe, o que deverá permitir também o aumento do número de comboios em funcionamento.
Globalmente, serão colocadas 31 carruagens e quatro furgões na zona centro do país, concretamente nas rotas de Sena e Machipanda, sendo que o remanescente permanece na capital moçambicana, Maputo, para servir as vias de Chicanda, Goba e Ressano Garcia.
A CFM adquiriu em 2014 pelo menos 10 carruagens para o transporte de passageiros, número que se revelou insuficiente dada a procura existente, sendo que no percurso Matola/Maputo cerca de 100 mil pessoas utilizam diariamente o transporte ferroviário. (Macauhub/MZ)
No hay comentarios:
Publicar un comentario